01 agosto 2017

Projeto #HealthyFirst: Como diminuir as dores musculares pós treino

Voltei com tudo com o meu projeto fitness, que dessa vez é focado em alimentação saudável e muito exercício! Como primeiro post desse jornada eu decidi contar sobre um dos primeiros problemas que enfrentamos nos exercícios: as dores musculares pós treino. As vezes esse é o motivo para muitos desistam já no inicio, pois sentir desmotiva muito, portanto hoje vim aqui dar dicas para vocês resolverem esse problema e não desistirem dos exerciícios. Confira:

Primeiramente: Não existe método que retire totalmente a dor, só é possível amenizar, então saiba a partir de já que nenhuma receita irá fazer milagres.

Eu sempre sofri muito com dores musculares pós treino, esse era o grande motivo para nunca conseguir me manter firme na academia. Nessa nova tentativa, recebi algumas dicas de ouro que me ajudaram muito a amenizar as dores pós treinos e tenho que admitir: Não senti nem de perto as mesmas dores que sentia antigamente nos pós treinos, isso me fez ficar muito mais motivada na academia. 
As duas principais dicas são: Faça um bom aquecimento (10 min no minimo de esteira/bicicleta ou qualquer outro aparelho de cardio) e Pegue leve no inicio! Se você é como eu que estava muito sedentário antes de começar a treinar, não queira pegar 40kg de cara, vai como calma no inicio, deixe seu músculo acostumar com a nova rotina. 

Se hidratar bem também ajuda muito, uma dica que eu recebi é que minha urina no final do treino tem que estar amarela clara ou transparente, se não estiver nessas cores significa que estou bebendo pouca água. Outra dica é o alongamento, essa dica já é bem batida, mas super valida, alongue todo o seu corpo, mesmo que não vá treinar aquela parte no dia.

Outra dica é: Não treine somente membros inferiores ou superiores, nos primeiros 30 dias de treino intercale os dois, e use uma carga média, nem muito pesada e nem muito leve, isso ajudará seu músculo se acostumar. Após 1 mês vá à um personal trainer ou no instrutor da academia e mude seu treino para mais intenso. Vai aumentando o ritmo aos poucos.
Se você fez tudo isso e suas dores ainda continuam, aqui vai mais dicas: Coma proteína e carboidratos após o treino! Isso super ajuda o seu músculo se recuperar mais rápido, o que consequentemente irá diminuir sua dor. Também é bacana tomar um banho bem gelado até 2h após o treino, é comprovado que o gelo é a melhor técnica para diminuir as dores após o exercício. Após 2h do treino é hora de relaxar esse músculo, então chegou a hora da água quente, uns 20 minutos debaixo/dentro da água quente ajudará a amenizar sua dor, para quem tem banheira é recomendado colocar 4 colheres de sulfato de magnésio, o sal dessa substância é absorvido pela pele e serve de relaxante muscular.

Massagens também são uma boa para ajudar na dor, pois ajudam a excretar o ácido lático concentrado nos músculos após as atividades físicas, massagens com um rolo de espuma e com arnica (de 4 em 4hrs 3x ao dia) são super eficientes.
Os alimentos para ingerir pós treinos que irão amenizar sua dor
Vitamina C e antioxidantes (Mirtilos, alcachofra e chá-verde são ricos em antioxidantes, enquanto pimentas-malaguetas, goiabas e frutas cítricas contêm alto conteúdo de vitamina C), suplementos com aminoácidos de cadeia ramificada (BCAA: l-leucina, l-isoleucina e l-valina) e outros, antes de se exercitar — como l-glutamina, l-arginina, betanina e taurina —, pode ajudar a preparar o corpo para eliminar as excreções dos músculos. Adicionar proteínas naturais na alimentação: (ovos, iogurte ou frango) ou colocar uma medida de proteína em pó na bebida pós-treino. A creatina é um aminoácido gerado naturalmente no corpo, mas acrescentá-la em maior quantidade na dieta pode ajudar os músculos a se repararem de modo mais rápido depois do treino. Os suplementos de creatina estão disponíveis em lojas de alimentação e saúde.

O suco de Ginja, conhecido também como suco de cereja ácida é composto por antioxidantes e outras substâncias que são maravilhosas para o nosso corpo na hora da reparação muscular, comprovado cientificamente que melhora dores de leves à moderadas. Outro suco super recomendado é o suco de melancia, isso mesmo, a melancia contém uma boa dose de L-citrulina, uma substância que protege os músculos contra a dor, ótimo para tomar antes do treino.

E para finalizar: Não deixei de treinar! Os músculos que ficam doloridos nos primeiros dias de treino eu não deixei de exercitar, a dica é: Se o local está dolorido, use uma carga bem pequena no local, eu juro que funciona e no outro dia você nem vai sentir tanta dor. O que não pode acontecer é parar, porque se você para, seus músculos não acostumam com a rotina. 

OBS: Cuidado na hora dos exercícios, pois dores musculares excessivas podem ser sinal de lesão. As dores musculares servem também para indicar lesões e podem ser um sinal de que você está fazendo alguma coisa errada no seu treino. Por isso, conte sempre com suporte de um especialista e visite um médico regularmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

- Sejam bem vindos ao Escritas de Verão
- No final do comentário deixe o link do seu blog que eu irei olhar seus post e comentar nos quais eu gostar :D
- Sugestão/Criticas Construtivas são bem vindas
- Sem xingamentos por favor!

© Escritas de verão - 2014. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.