14 abril 2017

#PapoIntimo: Tudo sobre depilação intima

Um assunto extremamente necessário na minha opinião, pois a depilação é algo sagrado na rotina de muitas mulheres e homens, porém já irei deixar claro no inicio desta postagem: Se você não se sente a vontade, não precisa depilar! Depilação é algo extremamente pessoal, e o individuo que irá utilizar algum tipo de método tem que se sentir a vontade, sendo assim este post é direcionado para pessoas que praticam a depilação, porém tem dúvidas sobre o método. 

Perguntas como: Qual a maneira certa de depilar? Qual o melhor método? É certo retirar todos os pelos? Não depilar trás alguma consequência? Essas duvidas e mais algumas, eu vou sanar hoje para vocês na intenção de compartilhar conhecimento para que cada um possa estar ciente dos métodos existentes antes de fazer a depilação e não cometer erros. Espero que gostem do post, vamos lá:

Primeiramente como todos os post da tag #PapoÍntimo devo dizer: Não sou profissional no assunto, apenas pesquiso bastante pela internet e tento reunir todas as informações adquiridas e experiências minhas em um único post. NENHUM POST NA INTERNET SUBSTITUI UM PROFISSIONAL, para maiores dúvidas, por favor, entre em contato com uma pessoa habilitada e que tenha conhecimento no assunto. 

Vamos começar falando sobre os mitos e as verdades ao redor do assunto depilação. Ouvimos muitas coisas por ai então é bom que na hora de fazer a depilação estarmos conscientes e informadas do assunto.

Nunca fiz e nem tive oportunidade de conhecer um profissional que faça essa técnica, porém acho bem bacana e quem sabe no futuro.

1.Depilação total é mais higiênico?
Na verdade não, a higiene está relacionada com a limpeza que você mantem no local, não a quantidade de pelos. Porém é mais fácil pegar infecções caso a pessoa não seja muito chegada a higiene e ainda tenha muitos pelos na região, vamos dizer que o pelo é um facilitador para quem já não mantem uma certa higiene.

2. Não depilar pode ser sinônimo de odores no local? Somente se não houver uma higiene correta no local. Porém a retirada dos pelos talvez diminua os odores porque na base dos pelos existem as glândulas que são responsáveis pela excreção de suor e gordura, que pode se acumular caso não haja higiene.

3. Os pelos protegem o órgão íntimo? Sim, porque eles agem como barreira no nosso corpo contra agentes externos, então quando há depilação total você está diminuindo a defesa.

4. Depilar escure a pele? Sim, qualquer "agressão" gera um escurecimento na pele. Então na hora de escolher o seu método escolha com cuidado, melhor ainda se você puder consultar um dermatologista que irá indicar a melhor depilação para você.

MÉTODOS PARA DEPILAÇÃO
1.Lâmina
Este método não é recomendado, apesar de ser extremamente prático, é muito agressivo a pele pois no momento da depilação a lamina não retira apenas os pelos, mas também a primeira camada da pele. Outro ponto desta depilação é que requer uma certa habilidade na hora de depilar, pois não tem como ter visibilidade total do órgão íntimo o que pode ocasionar lesões.  
Após a depilação com a lâmina os pelos voltam a crescem de 2 a 3 dias após.

Dicas para depilar com a lâmina: 
-Depilar após o banho, pois a pele estará limpa
-Deixar a região na água quente por 2 minutos para dilatar o poros
-De preferência usar cremes próprios para depilação na área para não ocasionar inflamação, foliculite (pelos encravados)
-Passar a lâmina nos sentido do pelo, no sentindo contrário poderá ocasionar foliculite (pelo encravado)
2.Cera
A cera é excelente pois após depilação os pelos demoram de 20 a 30 dias para crescer. Um dos grandes problemas da cera é a dor causada nas primeiras sessões (dependendo da pessoa a dor será sempre  haha) para retirada dos pelos. Vai aqui umas dicas para amenizar manchas, dor, foliculite e etc

- Existem ceras que tem efeito anestésico, melhorando assim a dor
- Para as virilhas é bom cera quente porque abre os poros, facilitando a retirada
- Para não ter pelos encravados, é bom 3 dias antes da depilação fazer uma esfoliação na área
- A cera deve ser colocada no sentido dos pelos e retirada no sentindo contrário
- A depilação deve ser feita de fora para dentro e de cima para baixo
- Após a depilação não passe óleos, hidratantes corporais e etc, existem produtos específicos para pós-depilação, que servem para relaxar a pele irritada.
- Para evitar ressecamento passar óleos somente 3 dias depois da depilação, após esse prazo, hidratar a área depilada (e as outras também) diariamente.
3.Cremes depilatórios
Eu uso bastante esse método porque sou extremamente fraca para retirar na cera (Não testei ainda as ceras anestésicas) e não curto muito passar a lâmina. Então comecei usar os cremes depilatórios pois são tão práticos quanto as lâminas e na minha opinião causam menos danos. Vou passar algumas dicas para fazer no momento da depilação

- O creme deve ser especifico para área e deve ser testado antes de utilizar para ter certeza que não causará inflamações e alergias
- O creme deve ser aplicado com a área limpa
- É bom após ou durante o banho com água quente, pois a água quente abre os poros facilitando a depilação
- O resultado dura cerca de 3 dias, varia de pessoa para pessoa, no meu caso dura uns 5 dias
- É um método barato, eu compro uma bisnaga da depiroll que custa em média 15 reais e ele dura por 5 aplicações
- Siga as instruções no verso do produto, lá irá ter o passo a passo de como passar o produto, quanto tempo deixar na pele e etc..
4. Laser
É a opção mais cara, porém eficiente para quem odeia os pelinhos indesejáveis pois é um método definitivo após 10 sessões. Outra observação deste método é que este tipo de depilação só funciona em quem tem pelinhos escuros.
Durante as sessões você só poderá depilar com métodos que não retiram os pelos pela raiz como creme depilatórios e lâmina, além dos cuidados com a depilação, você também deverá evitar o sol na região.

- Esta técnica dói um pouco, não chega ser uma dor igual a da depilação com cera, porém gera um certo desconforto, como ardência no local aplicado o laser
- Após a sessão a área do tratamento pode ficar vermelha e quente, a sensação de ardência dura de 2 á 4 horas 
- Também após a sessão a área pode ficar um pouco escura e criar uma crosta, porém some cerca de 4 dias após a sessão 
- É recomendado no minimo 6 sessões para eliminar totalmente os pelos
- É recomendavél ficar pelo menos 3 semanas sem tomar sol antes do tratamento a laser
- Tomem cuidado com quem irá fazer o tratamento, pois se a intensidade não for bem calculada pode haver queimaduras de 2 grau e bolhas
O tratamento á laser dura para sempre? Depende, em certas pessoas alguns pelinhos podem voltar a crescer, por isso é indicado voltar para fazer manutenção nesses casos ou a cada 1 ano

Nunca fiz e nem tive oportunidade de conhecer um profissional que faça essa técnica, porém acho bem bacana e quem sabe no futuro.
Fonte: boaforma

5. Luz pulsada (Foto depilação)
O que é depilação por luz pulsada? É um tratamento que emite uma radiação luminosa captada pela melanina da pele para enfraquecer e acabar com os pelos.

"A luz pulsada é menos agressiva e, por isso, o número de sessões costuma ser maior. Já o laser costuma deixar a pele mais sensível, porém traz resultados em menos tempo"


- Todos os tons de pele podem recorrer à técnica para depilar o corpo sem riscos porque o aparelho de luz pulsada possibilita o controle da intensidade da aplicação, o que não ocorre com o laser.
- Não irrita a pele, tem aplicação mais rápida e menos dolorida, porém requer um número maior de sessões. "Como o laser tem alcance mais profundo, utilizando temperaturas maiores e ponteiras menores, o procedimento causa um incômodo maior se comparado com a luz pulsada".
- É recomendável evitar a exposição solar até que as sessões cheguem ao fim.
- Após este período o fim das sessões, a indicação é tomar sol nos horários mais seguros, antes das 10h e após as 16h, com uso de filtro solar.
- A fotodepilação também acaba com o problema da foliculite e pelos encravados.
-Mais barata que a depilação a laser
-Não ha contraindicações para este metodo de depilação.
-E recomendo 10 sessões, porem se os pelos não crescerem mais antes disso, não de mais sessões.
- Para fazer o essa depilação e necessario parar de usar metodos que arrancam os pelos pela raiz.
Fonte: revistamarieclaire
6. Aparelho depilatório
Nunca experimentei o aparelho depilatório, porém tenho grande interesse em testar, pois já ouvi falar super bem, exceto a única reclamação que ele dói muito haha Mas que método além do laser e fotodepilação que não dói, não é mesmo? Vou passar algumas dicas bacanas sobre o aparelho de depilação.

- Para os pelos não quebrarem o aparelho deve estar na direção oposta do crescimento do pelo e levemente inclinado.
- Ele não não deve ser passado nem muito rápido nem muito devagar.
- Para uma depilação completo o aparelho deve ser passado de 2 à 4 vezes no local.
- Para menor dor, esfolie o local 3 dias antes e no dia um pouco antes da depilação passe gelo.
- Evitar exposição ao sol somente 3 dias depois da depilação para evitar manchas na pele
- Não depilar durante o periodo menstrual pois a sensibilidade aumenta consequentemente a dor será maior
- Os pelos demoram em média de 3 à 4 semanas para crescer novamente.

Fonte:minhavida
7. Depilação com linha
Também nunca testei esta técnica, mais ouvi dizer que é super indicada para áreas do rosto: buço, testa (sobrancelha), queixo e laterais, ótima também porque não possui contraindicações (Bom pra quem sofre com alergia), vou por abaixo algumas informações que acho necessário vocês saberem


- A linha é feita de seda, algodão ou poliéster
- Após a 4 sessão os pelos demoram mais para crescer
- Não usa produto químico, portanto não causa queimadura, alergia, enfraquecimento da pele, rugas...
- Para quem tem problema com pelos encravados, a técnica é super indicada
- O processo é demorado, portanto normalmente é usada em pequenas áreas
- O pelo demorada de 3 á 4 semanas para crescer

Muitas amigas minhas usam para depilação de buço, pois é barata e eficiente, então segundo a opinião delas, para esta área do corpo a depilação a linha é super recomendada
Fonte: webrun

Vou deixar aqui dicas de produtos que uso e outros que já pesquisei bastante sobre para ajudar na depilação

ÓLEO PRÉ DEPILATÓRIO


GEL CORPORAL, PÓS DEPILATÓRIO

CERA DEPILATÓRIA


ESFOLIANTE


Comprar: rede.natura
APARELHO DEPILATÓRIO SATINELLE PHILIPS


Comprar: shoptime
CREME DEPILATÓRIO



Comprar: americanas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

- Sejam bem vindos ao Escritas de Verão
- No final do comentário deixe o link do seu blog que eu irei olhar seus post e comentar nos quais eu gostar :D
- Sugestão/Criticas Construtivas são bem vindas
- Sem xingamentos por favor!

© Escritas de verão - 2014. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.