16 outubro 2015

Outubro rosa (Tudo sobre esse mês de conscientização)

Como uma futura fisioterapeuta eu não poderia deixar passar o mês em branco! O outubro rosa é um mês de conscientização para que as mulheres se previnam contra o câncer de mama, que é o segundo tipo de câncer que mais . Hoje vou falar para vocês o que é de fato o outubro rosa (Muitas pessoas ainda não sabem) e as entidades que participam. Confere:

História do Outubro Rosa
O movimento inciou Estados Unidos, onde vários estados tinham ações isoladas referente ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro, posteriormente com a aprovação do Congresso Americano o mês de Outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama. 

A história do Outubro Rosa remonta à última década do século 20, quando o laço cor-de-rosa, foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, em 1990 e, desde então, promovida anualmente na cidade. 

Todas ações eram e são até hoje direcionadas a conscientização da prevenção pelo diagnóstico precoce. Para sensibilizar a população inicialmente as cidades se enfeitavam com os laços rosas, principalmente nos locais públicos, depois surgiram outras ações como corridas, desfile de modas com sobreviventes (de câncer de mama), partidas de boliche e etc. 
Objetivo

O outubro rosa é o mês onde a divulgação e conscientização sobre os perigos e prevenção do câncer de mama é intenso. O objetivo desse projeto é que as mulheres façam com frequência (anual) os exames para a prevenção do câncer, porque quanto mais cedo o diagnóstico (resultado), melhor será o prognóstico ( desenvolvimento futuro ou o resultado do processo)  do paciente.

Eu procurei dois sites sobre o outubro rosa. Um fala bastante sobre a história do outubro rosa, para quem quiser conhecer é só acessar: Outubrorosa.org. E o outro fala dos eventos para arrecadação e conscientização, empresas que ajudam com doações, sobre o câncer e muito mais! É a Fundacaolacorosa, lá também descobri um projeto chamado Banco de Perucas, onde você pode doar o seu cabelo em locais credenciados para que eles sejam transformados em perucas para mulheres que são diagnosticadas com câncer de mama.
Como faz o auto-exame?
REDES SOCIAIS
Caso vocês queiram acompanhar ainda mais essa batalha contra o câncer de mama é só seguir essas redes sociais abaixo

Aqui na minha cidade eu não fiquei sabendo de nenhum evento, mas estou pensando em organizar um, para ajudarmos na arrecadação para ajudar quem precisa de tratamento! E vocês, o que vocês acham dessa dessa campanha e o que pensam em fazer para ajudar? Deixem a opinião de vocês no comentário!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

- Sejam bem vindos ao Escritas de Verão
- No final do comentário deixe o link do seu blog que eu irei olhar seus post e comentar nos quais eu gostar :D
- Sugestão/Criticas Construtivas são bem vindas
- Sem xingamentos por favor!

© Escritas de verão - 2014. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.