11 agosto 2015

Como cuidar do cabelo, pele e organismo no tempo seco!

Adoro o tema sobre cuidados com o nosso corpo, melhor ainda quando podemos cuidar de nos com produtos naturais! Sou muito adepta das receitas caseiras e como esse tempo está horrivelmente seco (Alô Cuiabá) decidi trazer um post com os cuidados gerais que devemos ter nessa época do ano, cuidados desde com os cabelos até a pele! Confere o post:
1. REGRA BÁSICA: Beber muita água
Essa dica nem tem muito o que falar né?! Todo mundo sabe que nessa época de baixa umidade, devemos beber água em dobro o recomendado é 2 litros por dia, mas quem tem um problema para beber água, no minimo 1,5L. Quem não tem costume de beber ou esquece mesmo, que nem eu, tem que andar com a garrifinha da água de preferência na mão. Como experiência propria, se eu guardar a garrafa na bolsa, certeza que eu não irei beber a água, mas quando eu ando com ela na mão eu me lembro toda hora que olho para a garrafinha, facilita muito a memória! hahaha 
Dicas para quando o nariz e olhos começarem a ressecar: Soro fisiológico é uma ótima saída para aliviar o incomodo nos olhos e nariz, pingar 3 vezes ao dia.
Outra dica é dormir em locais arejados com o auxilio do umidificador de ar ou uma toalha molhada no quarto.
2. Hidratar a pele e os cabelos 
Para a pele o essencial é evitar banhos quentes e passar hidratante. Para os cabelos é basicamente a mesma coisa, água quente resseca muito o couro cabeludo, o que pode ocasionar em caspas, fora que danifica os fios e para hidratar as medeixas o segredo é focar bastante nas hidratações semanais. Vale apostar em ampolas, elas são extremamente potentes na hora de reconstruir o cabelo.

Para os lábios que insistem em rachar com mais frequência um batom de cacau com protetor solar é perfeito! Mas se você não tiver ou não encontrar (o que é bem dificil) o protetor labial, a vaselina também é um ótimo hidratante e protetor. Caso não melhore mesmo com todas essas medidas citadas acima, deve ser problema na alimentação, por falta dos componentes: Vitaminas do complexo B, Ferro, Ácidos graxos essenciais, Multivitamínicos e Suplementos minerais, inclua alimentos com esses tipo de componentes na sua refeição

Para os cabelos: Os componentes a seguir hidratam e devolvem a vitalidade ao cabelo, procure esses ingredientes nas formulas do seu creme de hidratação

  • Macadamia 
  • Tutano de Boi
  • Queratina 
  • Jaborandi 
  • Extrato de Algodão 
  • Semi di Lino 
  • Germem de Trigo 
  • Ceramidas 
  • Vitamina A 

3. Usar protetor!

Tanto para pele quanto para o cabelo! O sol nessa temporada costuma judiar ou até mesmo o frio em alguns lugares (Não é só porque está frio que não se deve usar protetor! Queima do mesmo jeito, viu?!) Indico os produtos: Cenoura&bronze FPS 30 no rosto e corpo, já para os cabelos o termo protetor da Bioextratus transformação com proteínas de cereais, são ótimos!
4. Evitar químicas
Esse tempo já é hiper prejudicial para os cabelos, ainda mais usando químicas... Só tende a piorar! Então evitar ao máximo qualquer tipo de química, mas caso fizer invista em dobro nas hidratações. Outra dica é evitar a chapinha e o secador, para a saúde total do cabelo, qualquer meio artificial pode interferir.
5. Nada apertado!
Nessa época do ano as nossas medeixas costumam ficar mais secas e consequentemente quebram com mais facilidade, a dica então é: evitar elástico e amarras muito apertadas, isso causar ainda mais a quebra dos cabelos.
6. Alimentação adequada
Como o nosso organismo vai necessitar de um suporte maior de água, o recomendado é se alimentar de refeições com a maior retenção de água possível, um exemplo de alimentos que contém essa característica são: melão, melancia, laranja, coco verde, água de coco (rica em potássio), ameixa, uva passa, damasco e sementes. 

DICAS de hidratação caseira no tempo seco para os cabelos:

  • Utilizar um copo de iogurte natural misturado com uma colher de sopa de mel, espalhar nas pontas e colocar uma touca por cerca de 15 minutos, a seguir retire bem com água abundante e utilize seu xampu para cabelos secos e seu condicionador. O iogurte tem proteínas que deixam os fios mais hidratados. 
  • Utilizar um abacate, misturado com uma colher de azeite de oliva, uma colher de mel e uma xícara de leite; bata tudo no liquidificador e aplique no cabelo; para potencializar o efeito envolva o cabelo com uma toalha molhada em água quente, ou touca térmica por 30 minutos. O abacate é uma fruta "gordurosa" que aliado as propriedades do leite e do mel amaciam os seus cabelos.
Fonte: minhavida e catracalivre.
Gostaram do post? Vocês tem mais dicas para seguir nesse tempo seco? Deixem nos comentários a opinião de vocês!

2 comentários:

  1. Amei o post ... dicas muito boas!!!
    Beijo grande

    http://blogsimplethingsofmylife.blogspot.pt/
    https://www.youtube.com/c/SimpleLifeByAnaRodrigues

    ResponderExcluir

- Sejam bem vindos ao Escritas de Verão
- No final do comentário deixe o link do seu blog que eu irei olhar seus post e comentar nos quais eu gostar :D
- Sugestão/Criticas Construtivas são bem vindas
- Sem xingamentos por favor!

© Escritas de verão - 2014. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.