16 fevereiro 2015

Datas comemorativas: Carnaval

Já é a terceira vez que explico a origem, definição e o porque das datas comemorativas, muita gente gostou do post, então vou continuar com as explicações. Eu gosto muito de fazer esse post, porque sou curiosa, gosto de saber o porque de tudo, de onde e tudo mais! Então vamos se deliciar com o post juntos, confira:
Definição: Três dias de folia que precedem a quarta feira de cinzas. É uma palavra que tem origem no latim "carna vale" que significa dizer "adeus à carne".
Origem: 
O carnaval nos primórdios eram rituais que aconteciam na passagem do ano e no inicio da primavera, festas de fecundidade da terra. Mas com a aparição do cristianismo o Carnaval perdeu seu carácter simbólico. 

Os bailes de máscaras nasceram na França no inicio do século 17 e ficou rapidamente popular em outros países europeus. Durante o Renascimento, as festas carnavalescas atingiram uma grande popularidade, principalmente na Itália (em Roma e Veneza).


Atualmente, o Carnaval perdeu a sua espontaneidade popular em quase todas as suas manifestações, passando a ser uma mera atração turística. No Brasil, apesar do Carnaval ter uma grande componente turística, ainda mantém a sua espontaneidade (principalmente no Rio de Janeiro e Bahia), que se fortaleceu através do folclore.


Outra teoria da origem do carnaval é a sua origem na Grécia em meados dos anos 600 a 520 a.C, através da qual os gregos realizavam seus cultos em agradecimento aos deuses pela fertilidade do solo e pela produção. Passou a ser uma comemoração adotada pela Igreja Católica em 590 d.C..3 antes da Quaresma.
Igreja Católica + Carnaval

O carnaval é celebrado 40 dias antes da Páscoa, desde o século XI. Este período é chamado pela Igreja Católica de Quaresma, que preserva quarenta dias de jejum, com abstinência de carne. Este período é caracterizado por muitas privações e por incentivar aqueles festejos carnavalescos onde a própria palavra carnaval indica os prazeres da carne. O carnaval acontece geralmente durante três dias que antecedem a Quarta-feira de Cinzas. A terça-feira de carnaval é chamada de Terça-feira gorda, ou "Mardi Gras" como dizem os franceses.

Como saber quando vai ser o carnaval?

Todas as datas eclesiásticas são calculadas em função da data da Páscoa, com exceção do Natal. Como o Domingo de Páscoa ocorre no primeiro domingo após a primeira lua cheia que se verificar a partir do equinócio da primavera (no hemisfério norte) ou do equinócio do outono (no hemisfério sul), e a Sexta-Feira da Paixão é a que antecede o Domingo de Páscoa, então a Terça-Feira de Carnavalocorre 47 dias antes da Páscoa.


Origem da palavra:
Existem duas teorias fundamentais quanto à origem e significado da palavra Carnaval A primeira atribui à palavra Carnaval uma origem profundamente religiosa, com um significado quase oposto ao da diversão, brincadeiras e malícia a que a associamos hoje em dia. "Carnaval" teria tido origem no latim carnevale (carne+vale = carne+adeus), e seria a designação da "Terça-Feira Gorda" o último dia do calendário cristão em que é permitido comer carne, uma vez que, no dia seguinte, inicia-se a Quaresma. Já a segunda teoria é peremptória em afirmar que a palavra Carnaval vem de Carrus Navalis, por influência das festas em honra de Dionísio, onde um carro, com um enorme tonel, distribuía vinho ao povo na Roma antiga.

Curiosidades:

O Carnaval do Rio de Janeiro está atualmente no Guinness Book como o maior Carnaval do mundo, com um número estimado de 2 milhões de pessoas, por dia, nos blocos de rua da cidade. Em 1995, o Guinness Book declarou o Galo da Madrugada, da cidade do Recife, como o maior bloco de carnaval do mundo.
Fonte: Wikipédia, Cantao e Significados.
Fan page do blog Escritas de Verão, falta pouco para chegar a 500 curtidas, agradeço muito quem puder ajudar e curtir lá, vai ser mais uma conquista para blog! Ah, quando chegar as 500 curtidas, vai ter sorteio para comemorar, bacana né? É só curtir rapidinho para acontecer o sorteio :) Beijão.

9 comentários:

  1. Que legal esse post Agnes, eu nem imaginava que o nome significava adeus a carne, e muito menos a origem. Gostei de saber mais.
    O blog agora está no instagram: @detudo_umpouco__

    Beijos http://iranabento.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Gostei do post, muito informativo. Eu não sou muito apegada com o carnaval, na realidade só gosto dele pelo feriado (rsrs), mas sou uma admiradora das fantasias e afins!
    beijos
    fashionline-elizabeth.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!
      Também não comemoro o carnaval, amo o feriado kkk

      Excluir
  3. Achei bacana o post, cheio de informações. O significado do Carnaval é "Adeus à carne", mas a maioria entende ao contrário, né? Eu sou católica então, nada de farrear no carnaval, pra mim é um feriado sagrado. :)

    Beijos! | @steffanylopess
    www.steffanylopes.com.br
    http://fashiondaych.com.br/4468/perfil

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada pelo elogio!
      Pois é, muitas pessoas com o passar do tempo esqueceram o real significado

      Excluir
  4. Que legal!
    Eu curto posts assim, cheio de coisas que eu não sabia... É muito legal você conseguir agregar tanto conteúdo bom dentro de um tema que já está tão "manjado" na internet.

    Blog | Facebook

    ResponderExcluir
  5. Parabéns! foi uma pesquisa e tanta.
    Deus a abençõe!

    ResponderExcluir

- Sejam bem vindos ao Escritas de Verão
- No final do comentário deixe o link do seu blog que eu irei olhar seus post e comentar nos quais eu gostar :D
- Sugestão/Criticas Construtivas são bem vindas
- Sem xingamentos por favor!

© Escritas de verão - 2014. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.