12 janeiro 2015

#ProjetoGordelicus: Doenças causadas por magreza excessiva

Como sabem estou no projeto #Gordelicius firme e forte! Muitas meninas pensam que o único motivo por algumas meninas querer engordar é o corpo bonito, mas não é só isso. Para mim, o objetivo de engordar também é por saúde, já que ser magra demais não é bonito esteticamente e fisiologicamente. No meu caso, sinto muito cansaço, fico doente com facilidade, anemia é minha parceira constante, não pratico esporte físico por me cansar demais, entre outros. Então esse post é para mostrar as doenças que a falta de peso ideal e uma boa alimentação causa, confira:
Quem é considerado magro?
A magreza é caracterizada por um peso inadequado em relação à altura. O IMC (Índice de Massa Corporal) tem sido muito utilizado pela sua praticidade e seu cálculo pode ser obtido por uma fórmula em que se divide o peso (em quilos) pela altura (em metros) ao quadrado, ou seja:

IMC = Peso ÷ (altura x altura) ÷ 2,89
IMC menor que 18,5 = Magreza
IMC menor que 17,0 = Magreza excessiva.

Por exemplo, se uma pessoa mede 1,70 metros e pesa 50 kg, temos:

IMC = 50 ÷ (1,70 X 1,70) = 50 ÷ 2,89 = 17,3 (Magreza).

Quais são as causas da magreza?
Apesar da genética também contribuir para a magreza, muitas causas estão relacionadas a doenças orgânicas, transtornos do comportamento alimentar e a maus hábitos alimentares. Diabetes, hipertireoidismo, parasitoses intestinais, doenças inflamatórias do tubo digestivo, neoplasias, doenças infecciosas, depressão e anorexia nervosa são exemplos de causas de magreza.

Quem não tem uma dieta balanceada corre o risco de desenvolver males como anemia (por falta de ferro no sangue) e hipovitaminose (falta de alguma vitamina). Sintomas físicos, como a queda de cabelo, unhas quebradiças e pele ressecada indicam a carência de vitaminas.

O que é a anorexia nervosa?
É um transtorno do comportamento alimentar caracterizado por uma distorção da própria avaliação da imagem corporal, com recusa a ingerir uma alimentação normal e ao medo intenso de ganhar peso. A pessoa está abaixo do peso, mas sente que ainda está obesa e precisa emagrecer. É bem mais freqüente em mulheres. Além da ingestão alimentar pequena, as pessoas com anorexia nervosa têm purgações como vômitos provocados, excesso de exercícios físicos ou uso exagerado de diuréticos e laxantes. É comum a desnutrição e alguns casos mais graves podem evoluir para o óbito.

O que é mais difícil: engordar ou emagrecer?
Na verdade, a obesidade e a magreza são duas faces da mesma moeda. Na maioria dos casos, refletem uma dificuldade da relação entre a pessoa, as emoções e os alimentos. Nas duas situações, a força de vontade e a disciplina são ingredientes fundamentais para o sucesso do tratamento. O tratamento, em ambas as situações, exige muita dedicação, mas alcançar e manter o peso desejado melhora muito a auto-estima e sempre compensa o esforço.
MINHA OPINIÃO
Tenho que confessar: Seja a pessoa magra ou gorda, não acho nem um dos dois motivo de orgulho ou esteticamente bonito. Não porque é simplesmente feio, sabemos que existe muitas magrinhas e gordinhas bonitas, mas acho que estampar isso como um orgulho não é algo certo. Não digo que a pessoa tem se negar ou deixar de se amar, mas que tem que tratar! Tanto nos dois casos podem ser problemas de saúde, afetar a sua saúde ou causar problemas futuros, a questão de manter "tudo em cima" não é só para ficar bonita ou bonito, é também para ser saudável. Ficar no peso ideal não é ser obsessivo, é manter uma dieta saudável, ter uma qualidade de vida melhor. 
Se amem, mas se cuidem também.
#FicaDica

9 comentários:

  1. Nossa primeira vez que vejo um post falando sobre o esse assunto, que alias a meu ver deveria ser abordado tanto quanto a obesidade. A excessiva busca das mulheres em atingir o padrão de beleza das revista e modelos tem feito a "magreza excessiva" ser motivo de orgulho, deixando de lado a saúde. Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente! O assunto é pouco abordado porque normalmente existe mais mulheres tentando emagrecer do que engordar e as que são magras excessivamente, acham isso bonito :/ Defeito do ser humano se preocupar mais com a beleza do que a saúde!
      Obrigada

      Excluir
  2. Parabéns pela iniciativa de falar desse assunto aqui no blog, não é todo mundo que tem coragem, e isso não deveria ser nenhum tabu. Muitas meninas atualmente, infelizmente, passam por issoné?!

    Beijos
    www.heyealaysa.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Layssa!
      Postei sabendo que poderia receber comentários negativos, mas ainda bem que por enquanto muitos concordaram com a opinião exposta por mim.

      Excluir
  3. Parabéns pela iniciativa em abordar o tema no blog.
    É preciso quebrar este tabu e paradigmas de beleza...

    http://www.detudopouco.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Agnes!
    Vim retribuir a visita que você me fez.
    Adorei o comentário que você deixou. Espero de verdade que seu ano na facul seja incrível! ♥
    Quanto ao projeto que você está fazendo, acho que o corpo bonito é o saudável, então espero que você atinja os seus objetivos (e se livre da anemia!). Eu ando justamente no outro lado da moeda (não sou obesa, mas estou um pouco acima no meu IMC e quero ganhar fôlego).
    Vamos que vamos! ;)

    Um beijo,

    Algumas Observações
    Nosso Clube do Livro
    Teoria, Prática e Aprendizado

    ResponderExcluir
  5. Tenho a oportunidade de acompanhar esse projeto de perto (morram de inveja) haha.
    E nossa, que layout lindo Agnes, ta de parabéns ! Adorei.

    Blog Amélie Carter

    ResponderExcluir
  6. Estamos juntas nessa luta, tentando engordar ):
    Parabéns pelo post!
    beijos, oitoestacoes.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

- Sejam bem vindos ao Escritas de Verão
- No final do comentário deixe o link do seu blog que eu irei olhar seus post e comentar nos quais eu gostar :D
- Sugestão/Criticas Construtivas são bem vindas
- Sem xingamentos por favor!

© Escritas de verão - 2014. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.