29 janeiro 2015

#PapoIntimo: Dicas para época da menstruação

Acho que é o pior momento do mês. Me sinto usando fralda suja, com cólica, irritada porque estou com cólica, com medo de manchar a calça...Entre outros motivos para odiar a época da menstruação. Mas vamos manter a calma, há várias dicas para esse momento trágico do no ciclo e hoje irei compartilhar elas com vocês, para que sua monstra seja menos aterrorizante, confira:
Definição: A menstruação é um fluxo de sangue que é liberado pelo revestimento interno do útero dos seres humanos e também pela maioria dos primatas. Seu ciclo geralmente é de 28 dias entre as mulheres, ocorrendo de forma contínua a menos que seja interrompido por uma gestação ou pela menopausa.Fonte: todabiologia
Primeiro de tudo, quando e como vai ser a primeira Menstruação?
A idade que normalmente meninas começam a ovular é dos 11 aos 13, mas se para você desceu aos 9 anos, por exemplo, não crie neuras, é normal algumas meninas menstruarem mais cedo, sangramento cedo só significa que seu corpo ficou maduro rapidamente. 
Mas Agnes, quais o sinais da 1ª menstruação? 
Normalmente desce pela 1ª vez, após 1 ou 2 anos que os seios e pelos pubianos começam a crescer.E 6 meses após aparecer corrimento clarinho na sua calcinha. 
Vou menstruar na mesma idade da minha mãe? Mito ou Verdade? Possível, não pode afirmar, mas já aconteceu vááários casos.
Agora que você sabe o que é menstruação e quando ela pode vir, ta na hora de saber como evitar alguns probleminhas, simbora.
1. Como evitar que o sangramento vaze.
- Sempre tenha no minimo 2 absorventes reserva na bolsa, de lei. Caso você seja pega de surpresa, porque no começo é tudo desregulado, então é bom sempre andar prevenida.
- Use calcinhas justas, não apertas, mas tem que ser uma calcinha que deixe o absorvente no lugar, se não vira uma lambança. Na minha opinião, na época que estou menstruada a melhor calcinha é a box, ela não deixe o absorvente ficar dançando para lá e para cá.
- Ande com alguma camisa de manga ou camisa de frio, principalmente se você ainda é estudante. Esse é mais uma dica prática para caso manchar a roupa, não dá pra ficar levando calça jeans ou vestido para todo canto.
- Trocar o absorvente no minimo 4 vezes ao dia! Por favor gente, isso é higiene, se ficar muito tempo com o mesmo absorvente a proliferação de bactérias aumenta, irrita a região e ainda causa mau cheiro.
- Caso esteja com fluxo forte, use absorvente noturno para dormir, porque não dá para ficar acordando toda hora de noite com medo de manchar o lençol.
- Se o seu fluxo for muito, não tenha medo de falar com um responsável. É desagradável ficar se sentindo de "fralda molhada" o dia todo e fora que quem tem um fluxo intenso, tem cólica, nada bacana. Vá ao ginecologista e fale sobre seu caso, provavelmente ele pode te indicar pilula anticoncepcional que não é só para evitar gravidez não tá gente?! A pilula ajuda a diminuir o fluxo intenso e regular a menstruação, fora que diminui cólicas, sem medo de ser feliz!
- Use roupas escuras, esse é um bom conselho para quem tem fluxo intenso, acredite, aprendi essa dica na marra. 
2. Cólicas
Definição: É uma dor pélvica provocada pela liberação de prostaglandina, substância que faz o útero contrair para eliminar o endométrio (camada interna do útero que cresce para nutrir o embrião), em forma de sangramento, durante a menstruação, quando o óvulo não foi fecundado. Fonte: DrauzioVarella
Como evitar:
Eu tinha fortes dores de cólica antigamente e com alguns métodos (Fora a pilula) eu senti que melhorava bastante, vou dar dicas do meu dia-a-dia e algumas que pesquisei na internet.
- Minha dica: Esquentar os pés e evitar o frio! Não sei porque, mas toda vez que eu ficava no ar condicionado ou com pé descalço no solo frio, morria de dor! Então quando estava menstruava andava de meia com chinelo para lá e para cá e evitava ar condicionados a todo o custo!
- Minha dica: Bolsa de água quente. Essa alivia minhas dores quando nem analgésicos funcionavam. Esse método eu percebi ao longo do tempo, que aumenta o fluxo, mas eu estava com tanta dor que nem ligava e só ficava esperta para trocar o absorvente.
- Minha dica: Chás são relaxantes, então sempre me dei super bem com eles nessa época trágica do mês, alivia bastante as minhas dores, então recomendo para quem gosta.
- Dica pesquisada: Atividade física é fundamental para que a menstruação dure menos tempo,e também libera a endorfina que é uma substância que minimiza a dor, mas em algumas meninas não funciona muito bem esse método, mas vale a pena tentar quem está a procura de alternativas!
- Dica pesquisada: Usar calcinha de boa qualidade. A calcinha deve apoiar a parte inferior do seu abdomem ajudando a você relaxar!
- Dica pesquisada: Alimentos para ajudar na cólica. São eles: soja, banana, beterraba, aveia, couve, abobrinha, atum e castanha do pará. Eles são relaxantes naturais que ajudam nas contrações uterinas.
- Dica pesquisada: Menos stress, menos dor. Tente ficar o mais relaxada possivel, pois a irritação aumenta a intensidade das dores, o que justamente não queremos!
Mitos e verdades da menstruação
1. Não pode lavar o cabelo
Mito. Este mito foi consolidado há muito tempo, na época em que não havia aquecedor de água e as duchas eram frias. Antigamente, lavar a cabeça era sinônimo de ficar com o cabelo molhado por muito tempo e resfriar o corpo. O frio estreita os vasos sanguíneos e intensifica as contrações uterinas, resultando no aumento da cólica.¹ Entretanto, se o banho for morno e você tomar o cuidado de não pegar frio com os cabelos molhados, não há problema algum em lavar a cabeça. Então, pode sim tomar banho e lavar o cabelo durante a menstruação!
2. Depois que menstruar não vou crescer muito.
Verdade. Normalmente depois da menstração a menina cresce 5cm a mais, existe exeções a regra, mas boa parte é assim.
3.Refrigerante piora a TPM?
Verdade. Refrigerante e cafés do tipo cola estimulam os sintomas da TPM.
4. Não pode fazer exercícios.

Mito. Há mulheres que acreditam que o melhor a fazer no período menstrual é descansar e se movimentar o mínimo possível. Porém, não é verdade. Pelo contrário, a prática de exercícios é uma forte aliada no combate à cólica e aos sintomas indesejáveis da TPM. Isso porque, ao se exercitar, o corpo libera endorfina, uma substância que aumenta a sensação de bem-estar.² Ainda, manter o corpo em movimento melhora a circulação sanguínea, o que é muito bom para amenizar as contrações do útero.
5. TPM existe.
Verdade. Os desavisados insistem em repetir que a TPM é pura invenção feminina e que esta é uma desculpa das mulheres para ficarem emotivas e irritadas de uma hora para outra. Mas, a TPM não é uma loucura da nossa cabeça e é, sim, muito real. As variações hormonais que acometem as mulheres durante o período as impõem uma montanha-russa de emoções.
6. Transar durante a menstruação não pode.
Mito. Algumas mulheres sentem incomodo, mas isso vai de corpo a corpo, mas se isso vai prejudicar o seu ciclo? De maneira alguma!
7. Mulher engordar no periodo menstrual.
Mito. O período menstrual não causa aumento da gordura corporal. O que pode ocorrer é o ganho de peso, graças à retenção de líquidos e de sódio que se dá na fase lútea. Logo após a ovulação, o volume plasmático aumenta, atingindo seu valor máximo dois dias antes do sangramento. Por isso, quando está próximo da menstruação, o corpo fica inchado
8. Tem menina que não consegue menstruar.
Verdade. Um tipo incomum de hímen (que não dá vazão à menstruação) pode retardar a chegada da menstruação. Neste caso, é necessário uma cirurgia – pequena e indolor. Mas essa é uma situação muito rara.
9. Tomar sorvete causa hemorragia.

Mito. Esta é uma crendice popular sem fundamento algum. Se resfriar o corpo causa o estreitamento dos vasos sanguíneos, é absurdo pensar que ao tomar sorvete você terá hemorragia.¹ O que aumenta o sangramento, ao contrário do que o mito diz, é o excesso de calor.
10. É normal menstruar um mês sim e um mês não.
Essa é uma Verdade caso for apenas nos primeiros anos, por causa do aumento de hormônios no corpo, mas se persistir esses hiatos por 2 á 4 anos, é preciso procurar um ginecologista.
Dica importantíssima: É bom anotar tudo sobre sua menstruação, tanto para mostrar as seu ginecologista o seu fluxo, reações e outros para que ele possa dar um diagnóstico preciso. Tanto para manter o controle de quando vai descer, regular a menstruação ajuda muito a prevenir surpresas desagradáveis desde vazamentos até gravidez!


App para Android: Calendário Menstrual 
App (divertido): Sai cólica

Outras perguntas
Quanto tempo dura um ciclo?
Normalmente de 28 á 30 dias, para saber o seu tempo de ciclo é só contar, por exemplo, do 1ª dia da menstruação de maio até a 1ª menstruação de junho. Conte por seis meses e veja se você está regulada. 

No tempo de dias de menstruação, normalmente dura de 3 á 5 dias, mas tem meninas que menstruam de 5 á 8 dias, depende muito do corpo de cada uma.

É possível engravidar durante a menstruação?
Sim, é difícil, mas as vezes acontece de coincidir o final de um ciclo com o dia de ovulação, quando a menina é muito desregulada. 

O que fazer para combater o inchaço?
Isso é terrível, mas tem solução. Evite as roupas apertadas e prefira as dietas ricas em proteínas e fibras, com pouco sal e açúcar. Morango, melancia, alcachofra, aspargo, salsa e agrião diminuem a retenção de líquido.

Crescimento do seios tem haver com ovulação?

Tem a ver com a genética. Mas o crescimento acelera com a proximidade da chegada menstruação. Por volta dos 9 anos de idade os hormônios passam a agir, aos 10 ou 11 anos os seios começam a aparecer e a marcar a camiseta. Eles podem crescer até os 16 anos, independentemente da idade em que você menstruou pela primeira vez. 

Um site perfeito para você que quer saber mais dicas sobre menstruação, cólica e pilulas, é o site BuscoFerm, completo gente! Tem muito post que eu vou me inspirar lá para postar aqui no blog, mas quem quiser se adiantar é só clicar aqui.
Gente eu amo essa tag de paixão, porque além de ajudar vocês, descubro coisas novas e me ajudo também, queria ter mais feedback de vocês, mais perguntas sobre o assunto vou adorar pesquisar e responder todas para vocês! Espero ter ajudado e até a próxima.

Imagens retiradas do google. 

9 comentários:

  1. Eu mesmo tendo menstruação à muito tempo ainda tem dúvidas sobre isso. Sempre esqueço de levar absorvente na bolsa. A dica para usar roupas escuras e sempre ter alguma peça com mangas é ótima. Adorei sua postagem, super completa. Gostaria de ver mais postagens com esse tipo de tema e com tamanha informação :D

    Beijos! | @steffanylopess
    www.steffanylopes.com.br
    http://fashiondaych.com.br/4468/perfil

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu amo fazer esse post, mas poucas meninas lêem e quando le, não deixam a opinião o que anda me desmotivando a fazer lo.
      Fico muito feliz que você gostou do post, a opinião de vcs para mim é muito importante!!

      Excluir
  2. Agnes adorei o post e o assunto! Há coisas que acabei descobrindo aqui, e o post está muito bem estruturado, parabéns. Eu uso o aplicativo sai cólica, é legal, normalmente as datas batem certinho. Acho engraçado alguns mitos, realmente o do sorvete que causa hemorragia é hilário, até parece né! Continue sim fazendo esse tipo de post, é muito útil.

    Beijos http://iranabento.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada Irana!!! Isso me motiva muito a continuar
      E tem bem mais mitos absurdos, mas não coloquei todos que achei porque o post iria ficar enorme!
      bjao

      Excluir
  3. Agnes, que legal a sua postagem.
    Eu era louca pra mestruar pois de todas as minhas amigas,apenas eu não havia mestruado.. Veio um pouco atrasada mas veio, eu ia fazer 15 anos. E hoje vejo o quanto é ruim kkkk
    Moça, faz uma postagem do tipo :" é normal ter 15 anos e não ter nada de seios?" é isso o que acontece comigo viu kk já sofri/sofro com isso
    Enfim
    Beijos, Ariane
    www.diariodostreze.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para mim também desceu tarde, mas o que mas me chateava era a falta de "corpo" mesmo kkkkk
      Adorei a dica de post, vai ser o próximo tema da tag, obrigada!!

      Excluir
  4. Eu tbm adoro essa tag, até porque é raro ver blogs que falam sobre esses assuntos.
    E a gente tende a sentir mais dor no frio porque nossos músculos se contraem para nos esquentar, por isso a cólica é maior no frio e relaxamos com o calor, mas creio que isso varie de corpo a corpo...
    Eu tomo anticoncepcional para regular a menstruação, é muito bom porque vem certinho, mas o ruim é que dizem que ele pode engordar ou impedir de emagrecer, isso é verdade Agnes? sabe me dizer?

    Um beijão!
    Furubeba

    ResponderExcluir

- Sejam bem vindos ao Escritas de Verão
- No final do comentário deixe o link do seu blog que eu irei olhar seus post e comentar nos quais eu gostar :D
- Sugestão/Criticas Construtivas são bem vindas
- Sem xingamentos por favor!

© Escritas de verão - 2014. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.