24 dezembro 2014

Origem do Amigo Secreto

O que falar desse dia onde dou um presente bom e recebo tudo aquilo que não pedi? Tem Amigo Secreto que é meio ingrato e nem faz questão de olhar a sua lista de pedidos para presentes, ou aquele amigo secreto que compra de ultima hora um presente rosa (A cor que mais odeio), dia cruel. Mas tem gente que tem sorte e recebe exatamente o que quer, ai sim vale apena. Hoje vou falar um pouquinho sobre essa brincadeira que quase ninguém sabe de onde veio e como começou, quer saber? Confira o post.
Não se sabe muito bem onde começou, alguns falam que foi na Grécia Antiga, outros dizem que foi os povos nórdicos e outra teoria fala que nasceu nos Estados Unidos, pelo operários, muito discutível. Mas vou explicar cada uma das versões.

Na teoria Grega, o Amigo Secreto era quando os gregos presenteavam pessoas influentes aleatórias da sua civilização em festas diversas, com um presente simbólico ou não.

Na teoria dos povos nórdicos, esse povo trocavam presente em uma determinada data, para celebrar o pacto com os deuses, essa troca de presentes era de algum modo sorteada, para cada um presentear uma pessoa desconhecida e vice-e-versa.

Já na teoria dos Estados Unidos,  com as festas de confraternização das empresas, muitos trabalhadores que não eram “amados” por seus iguais deixavam de ganhar presentes e criava-se um clima constrangedor durante a festa. Pensando nisso um empresário decidiu que a troca de presentes seria feita através de um sorteio. Desta forma, um empregado retiraria um nome de outro e daria a ele um presente (gostando ou não).
Hoje em dia a brincadeira é quase um ritual, tem gente que participa até de 3 amigos secretos de uma vez! A data é tão popular que existe até variações delas, como: Amigo chocolate, amigo da onça, amiga Lingirie, entre outros. 

Em vários paises a brincadeira é praticada, na China os participantes compram variados presentes e  põem em cima de uma mesa todos eles, os presentes são numerados e cada um sorteia um numero, de acordo com seu papel, ele recolhe o presente. Diferente, não é?! O importante é usar a imaginação!

8 comentários:

  1. Muito interessante, não sabia disso.
    Esse ano eu e meus amigos fizemos o Amigo Livro KK' cada um ganhou 2 livros, foi ótimo kk!
    Seu blog é LINDO, gostei muito do design.
    Beijos

    blog-diario-de-ferias.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha amo livros, esse ano ganhei livros do meu namorado, foi pfto!!
      Obrigada
      Bjo

      Excluir
  2. Adorei o post!
    Estou nessa onde de pesquisar o significado de tudo referente ao natal e esse post me animou a continuar pesquisando o/
    Ficou muito bom!
    Beijão, Lala.
    http://lindabonecablog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu faço muito isso tambem, sou muito curiosa, gosto de saber os porques das coisas
      Bjao

      Excluir
  3. Nossa que bacana, eu não sabia da origem do amigo secreto, algo que já ta tão presente nas festas de final de ano... Esse ano eu não participei de nenhum amigo secreto (tenho um pouco de trauma) kkkk.
    Bom ano novo.
    Beijos.

    sonhosdegarota.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkk as vezes amigo secreto é meio injusto kkkkk
      Bjaaao
      Feliz ano novo!

      Excluir
  4. Interessante! Talvez as três teorias procedam, com coisas similares acontecendo "por aí"...
    Amigo secreto de livro é uma boa ideia... Uma lista de "autores/as preferidos/as" é legal - pra evitar ganhar um livro completamente fora do nosso gosto, né?
    ...beijinhos***

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também acho, já ganhei livros de auta-ajuda, sendo que não sou muito adepta a leitura, ta guardado aqui em casa até hoje!

      Excluir

- Sejam bem vindos ao Escritas de Verão
- No final do comentário deixe o link do seu blog que eu irei olhar seus post e comentar nos quais eu gostar :D
- Sugestão/Criticas Construtivas são bem vindas
- Sem xingamentos por favor!

© Escritas de verão - 2014. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.