01 novembro 2014

O que é o Halloween?

Muita gente sabe que no Halloween é a época de se vestir assustadoramente ou se fantasiar com seu personagem favorito. Mas onde começou essa comemoração? O que ela significa? Eu nunca tinha me perguntado sobre, mas com a data se aproximação decidi pesquisar e compartilhar essa descoberta com vocês, confira:

Halloween (também conhecido como Dia das Bruxas) é o nome de uma celebração muito popular em alguns países de língua anglo-saxônica (especialmente nos EUA) cujo significado se refere à noite sagrada de 31 de Outubro, véspera do feriado religioso “Dia de Todos os Santos”.

A tradição do Halloween foi levada pelos irlandeses para Estados Unidos, onde a festa é efusivamente comemorada. Os símbolos principais são as fantasias de bruxas e a abóbora com feições humanas iluminada através de uma vela acesa.

No Brasil também se comemora o Halloween em festas particulares, principalmente em casas noturnas. Mas não atrai forte adesão popular como nos Estados Unidos e outros países.

Segundo alguns autores, uma das origens do Halloween pode ter ocorrido entre o povo celta, através das festividades pagãs do fim do período de verão e início do inverno, o “Festival de Samhain”, que acontecia no final do mês de Outubro. Acreditava-se que nesta data, os espíritos dos mortos regressavam para visitar as suas casas e também poderiam surgir assombrações para amaldiçoar os animais e as colheitas. Todos os símbolos utilizados pelos celtas tinham como objetivo afastar os maus espíritos.
A origem católica do Halloween coincide com a festa de Todos os Santos sendo determinado pela Igreja Católica o dia 1 de Novembro para as celebrações. No dia 31 de Outubro acontecia uma vigília de preparação denominada “All Hallow’s Eve” (Véspera de Todos os Santos). Após transformações, a expressão permaneceu na sua forma atual.

2 comentários:

  1. Nossa eu sabia um pouco sobre o motivo da comemoração, mas não sabia de tudo. Nunca procurei saber o porque dessa comemoração. Agora á sei o porque! Gostei muito do post e das imagens, ainda mais a primeira!

    Bjs: Jeny | Visite meu blog: http://sweetseventeendreams.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. vich eu num sabia de nada disso eu so achava que era para se vestir de mondtro e pedir doce hahaha!!☻☻
    http://mergulhado-em-historias.blogspot.com/

    ResponderExcluir

- Sejam bem vindos ao Escritas de Verão
- No final do comentário deixe o link do seu blog que eu irei olhar seus post e comentar nos quais eu gostar :D
- Sugestão/Criticas Construtivas são bem vindas
- Sem xingamentos por favor!

© Escritas de verão - 2014. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.