20 outubro 2014

Para que serve o horário de verão?

Alguma professora minha já havia explicado para mim, mas faz tanto tempo que não lembro mais. E como o horário começou nesse final de semana, resolvi procurar o porquê. Não sei se tem muitas pessoas que como eu, não sabem o porque, mas por via das dúvidas decidi compartilhar o conhecimento. Achei bem legal, já imaginava que era por esse motivo, mas queria ter certeza. Enfim, sem mais lenga lenga, veja o post abaixo:

Para que serve o horário de verão? Quando ele foi criado?

O horário de verão foi inventado há muito tempo, no ano de 1784, por Benjamin Franklin, que, na época, teve essa ideia de alterar o horário para economizar as velas que eram utilizadas para iluminar as casas e as ruas. Mas foi na I Guerra Mundial (1914-1918) que esse horário foi adotado mais definitivamente, tanto pela Alemanha quanto pela Inglaterra, difundindo-se depois por toda a Europa e em outros inúmeros países.



A ideia é simples: ao adiantarmos os relógios, os dias demoram mais para anoitecer, fazendo com que gastemos menos energia elétrica com as lâmpadas, ou seja, aproveitamos mais a luz do sol para as nossas atividades. No caso do Brasil, adiantamos o relógio em uma hora, mas existem países que adiantam em duas horas e outros que diminuem o horário, tudo a depender do que for mais conveniente para o país.
E por que o horário de verão é adotado só em certo período do ano?
Para responder a essa pergunta, precisamos primeiramente compreender o significado de uma palavra um pouco “estranha”: o solstício.

A Terra, durante o seu movimento de translação (ao redor do Sol), recebe diferentes índices de iluminação ao longo do ano, em razão de o seu eixo estar inclinado. Assim, em algumas épocas do ano, o hemisfério sul da Terra apresenta noites mais longas e dias mais curtos, são os solstícios de inverno. Da mesma forma, em outras épocas, os dias ficam mais longos e as noites mais curtas, com uma maior exposição do nosso hemisfério em relação ao sol, são os solstícios de verão, que se apresentam de forma mais definida mais ou menos a partir do dia 21 de dezembro, quando inicia a estação do verão.

Por esse motivo, por volta do mês de novembro, quando o solstício de verão já começa a ficar mais evidente, os relógios são adiantados em uma hora para aproveitarmos ainda mais esse “tempo extra” de luz solar, economizando energia ao final do dia, quando o consumo geralmente é maior.

E para finalizar o post com essa imagem inspiradora para quem trabalha, Oremos para um final de expediente rápido, amém? kkkk Boa sorte para mim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

- Sejam bem vindos ao Escritas de Verão
- No final do comentário deixe o link do seu blog que eu irei olhar seus post e comentar nos quais eu gostar :D
- Sugestão/Criticas Construtivas são bem vindas
- Sem xingamentos por favor!

© Escritas de verão - 2014. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.